Skip to content

Blogs como ferramenta de Marketing Online

Neste artigo quero abordar o tema do uso de blogs como ferramenta de marketing online para empresas mas também para particulares. Os blogs são um conceito que começou no final dos anos 90 na Internet.

O que começou como um simples comentário em outros sites evoluiu para páginas pessoais. Com o continuo avanço das ferramentas de blogs, a publicidade Online tem aproveitado nos blogs um grande potencial nas estratégias de marketing Online. Vou partilhar 5 razões pelas quais devia-se apostar ainda mais como canal de publicidade na Web.

  1. Blogging é extremamente simples. A maneira mais simples de conseguir um pedaço na rede é através de blogues. Não é necessário nenhum tipo de habilidades, basta saber ler e escrever, ou, pelo menos, saber mexer num computador e navegar na Internet.É como ter um pedaço de papel virtual e que escreve as suas ideias, experiências, novos produtos, e talvez a verdade por trás dos seus artigos e tenta aliciar o leitor para conseguir também comprar o seu produto. Com isto é só abrir um blogue e começar a sua estratégia online.
  2. Os blogs são autênticos. Normalmente, nos blogs, as pessoas compartilham a sua verdadeira vida real e experiências. Ler blogs  em primeira mão sobre a utilização de determinado produto é como falar com as pessoas sobre as suas experiências em primeira mão! É uma boa oportunidade para comprar um produto experimentado e testado.
  3. Os blogs são livres. Qualquer pessoa ou entidade pode criar um blog e colocar conteúdos para divulgar ideias, experiências, produtos, seja o que for! São plataformas livres de utilização mas com regras.
  4. Com Blogs constrói-se credibilidade. Ao escrever e partilhar sobre determinados temas ou produtos dessa forma, vai tornar-se um especialista sobre esse assunto; como consequência, mais leitores vão visitar o seu blog e vai começar a ter mais links ligados para o seu blog.

    Visto que as empresas e as organizações profissionais estão a começar a ver este potencial de marketing Online os blogs de nicho com crescimento de visitantes, estes podem entrar em contacto com consigo para colocar publicidade no seu blog, ou torná-lo um afiliado e até mesmo propor-lhe para comprarem o seu projeto.

  5. Blogging é um projeto a médio/longo prazo. A menos que você seja uma estrela de Hollywood, as possibilidades de atrair muitas visitas dependem de muito trabalho para projetar o seu blog na Web. Não necessárias várias estratégias online para aumentar as visitas ao blog. Para pessoas e empresas é obrigatório olharem para um blog como um projeto profissional e perceber que só a médio/longo prazo irá ter retorno! Pode demorar é é de facto compensador.

Dê ao seu negócio um impulso usando o blog como uma ferramenta de Internet marketing.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.