Home / Ferramentas / Blogs como estratégia de Web Marketing

Blogs como estratégia de Web Marketing

Os blogs são um conceito que começou no final dos anos 90. Na altura, era uma forma de comentar, deixar opiniões pessoais sobre determinados temas ou de páginas Web, era uma oportunidade para os visitantes e leitores de reagir a uma só voz. O que começou como frases, comentários e opiniões pessoais evoluiu para páginas pessoais. Com o passar dos anos e com a constante evolução dos blogs, neste momento já são vistos como grandes impulsionadores do Marketing Online, principalmente do marketing de conteúdos.

A utilização de blogs deve ser vista obrigatóriamente como um instrumento de marketing online e de plataformas de branding de marcas em constante contacto com os utilizadores e clientes. Apresento aqui 5 razões para utilizar blogs nas estratégias de marketing Online para particulares e empresas;

1 – Blogging é simples – a maneira mais simples de estar na rede é através de blogs. Não são necessários quaisquer tipo de conhecimentos para ter um blog qualquer adulto que saiba ler e escrever pode ter um blog. No fundo é quase como ter um pedaço de papel virtual onde escreve as suas ideias, experiências, novos produtos, e artigos técnicos para aliciar o leitor e também para tentar vender o seu produto.

2 – Os blogs são autênticos -hoje em dia, onde a publicidade está mais agressiva tanto Online como Offline e começamos a por em causa muita coisa, tais como a credibilidade dessa mesma publicidade. No entanto, nos blogs, quem escreve compartilha a vida real e experiências. Ler blogs com novidades em primeira mão sobre a utilização de um certo produto é como falar com as pessoas sobre as suas experiências. Há uma relação mais pessoal entre quem escreve em blogs e por isso tornam-se autênticos.



3 – Os blogs são livres -para se começar com blogs não é necessário estar “agarrados” a empresas com serviços de Internet, pode-se utilizar plataformas de blogs gratuitas ou no máximo comprar um alojamento e domínio. Deste modo é uma boa oportunidade para as novas empresas e para os bloguers iniciantes que podem colocar-se na Internet com custos muito reduzidos.

4 – Blogging constrói credibilidade -ao escrever de forma constante sobre determinado produto, tema ou sector de mercado, começa a ser visto pelos leitores como um especialista que responde à procura desse tipo de informação. Dessa maneira, como consequência mais leitores vão visitar o seu blog e mais bloguers vão colocar links a apontar para o seu blog. As empresas e as organizações e até profissionais começam a perceber o crescimento do seu blog e dos seus visitantes e podem  entrar em contacto consigo para colocar publicidade em páginas do seu blog ou torná-lo um afiliado, que paga por cada venda gerada a partir do seu blog.

5 – Blogging constrói o seu mercado – a partir dos blogs pode construir o seu mercado e marketing pessoal, mas para isso é necessário trabalhar na divulgação do blog para que comesse a aumentar os seus visitantes. Deixo aqui algumas formas de atrair mais visitantes e para começar é sempre bom divulgar pelos seus amigos e dos amigos dos amigos, familiares, etc;

  • Utilize o seu endereço de e-mail. Coloque o endereço do blog. Desta forma os seus contactos vão conhecer o seu projecto.  Deixe-os explorar o seu blog, utilizando uma curta mensagem no e-mail como provocação ao seu blog para incentivar o click.
  • Utilize uma subscrição de email. Uma maneira fácil de obter mais leitores através do e-mail é dar-lhes uma oportunidade para assinar o seu blog. Dar algumas informações exclusivas para seus assinantes para estimular os leitores a assinar e dar o seu endereço de e-mail pessoal para os ajudar.
  • Faça inquéritos. Pergunte ao seu leitor/consumidor para lhe dar feedback sobre um post, um anúncio, ou de uma opinião que tenha partilhado.
  • Participe em redes de blogs sobre o seu tema. Desta forma irá ficar mais conhecido na rede e terá mais visitas de qualidade.
  • Redes Sociais – Utilize as redes sociais para atrair mais visitantes e ao mesmo tempo captar mais utilizadores.
  • Forneça Feeds para os leitores. As RSS já começam a ser utilizadas por muitos utilizadores de Internet devido à sua forma prática e simples de acompanhar os temas que mais gostam sem terem a necessidade de saltar de blog em blog.
  • Etc…

Estas são algumas sugestões da utilização de blogs para particulares e para empresas começarem a dar um impulso ao negócio Online e como ferramenta de Marketing na Internet!

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

SEOprofiler – Ferramenta de análise de SEO

Neste artigo vou partilhar uma ferramenta de análise de SEO que já testei e utilizo, ...

3 comentários

  1. Olá, Miguel! Tudo bem?

    Super interessante esta ferramenta que voce está informando para se usar em imagens, inclusive vou aprender um pouco mais sobre ela, para poder aplicar nas imagens do meu blog.

    Sucesso para voce!!!

  2. Olá, Miguel

    Gostei, do post, muito legal. Onde consigo mais informação sobre esta ferramenta?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *