Home / Web / Blogo, logo existo!

Blogo, logo existo!



Estava eu num destes dias numa repartição bancária aqui em Portugal, sentado à espera da minha vez para ser atendido, olho para o lado e vejo umas revistas que são produzidas por essas próprias entidades com informações deles, publicidade aos produtos deles, etc.

Para ocupar o meu tempo de espera começo a desfolhar essa revista e qual o meu espanto lá bem pelo meio! Blogo, logo existo. Portanto, numa revista de um banco bem grande em Portugal estava uma reportagem com duas páginas a falar de Blogs! Por sinal, depois vim a descobrir que esse grande banco também tem um blog que utiliza como mais um canal de comunicação com os seus clientes.

Bom, à medida que ia lendo fui percebendo que afinal as grandes MARCAS já começam a olhar para os Blogs como um canal de comunicação muito importante para as instituições. Os Blogues já não são vistos como páginas de pessoas que colocam pensamentos, algumas fotos das ferias, etc. Começam a serem vistos como grandes fontes de comunicação, de conteúdos, experiências, trocas de ideias, negócios, etc.

Inclusive, há um parágrafo que diz mesmo “aproveitando os índices de popularidade de alguns blogs os «olheiros» viram nestas páginas uma oportunidade de negócio.” Claro que isto é o que está já a acontecer há algum tempo, empresas que compram blogs, ou então os bloggers ganharem dinheiro com os seus próprios projectos através da publicidade.

Muito superficialmente este artigo da revista toca em assuntos que para nós bloggers é o nosso trabalho dia-a-dia, aumentar as audiências do blog! Para a autora do artigo ela refere que há pontos importantes a ter em conta para o sucesso de um blog:

  • Actuar em nichos
  • Ter um aspecto cuidado (Layout)
  • Tempo para obter resultados
  • Constante actualização
  • Referenciado em outros Blogs (comentários)

Bom, isto todos os bloggers já sabem que é uma batalha para ter algum sucesso, mas isto só não basta, há muitos outros factores que temos também de batalhar, «se a autora do artigo da revista soubesse o trabalho que temos de ter para atingir algum sucesso» acho que as páginas todas dessa revista não chegavam!

Segundo ainda nesse artigo, criar um Blog é tudo muito simples, mas depois é que está o problema: como ser conhecido na Internet! Um facto que muita gente pensou com o “BOOM” das redes sociais era que os blogs tinham os dias contados. Completamente errado, pelo contrário, as redes sociais vieram ainda mais potencias os blogs!

Por fim quero apenas realçar neste artigo da revista deste banco que refere-se ao site Technorati.com como o motor de busca mais actualizado e fidedigno! Será? Talvez…

Conclusões

Isto de blogar já não é uma coisa de brincadeiras, já se começa a ter uma noção que se pode fazer muito dinheiro e as grandes marcas já se estão a aperceber disso, conheço casos que já começam a ter pr0postas de compra por grandes entidades. Portanto, aprendi com este artigo da revista de uma entidade bancária a não desistir e avançar com mais força e acreditar no meu projecto! Para mim foi um incentivo a batalhar cada vez mais e partilhar com os meus leitores as melhores estratégias, dicas, ferramentas e experiências para o meu e vosso sucesso!

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *