Skip to content

Para SEO: o blog deve estar dentro ou fora do site?

Esta é uma questão muito importante no que toca a uma estratégia de SEO que me perguntam muitas vezes: o Blog deve estar dentro ou fora do site? Neste artigo vou tentar explicar de forma simples para que possa entender esta questão.

É também importante avaliar sobre as vantagens de ter um blog para uma comunicação mais humana pela empresa e também aproveitar o blog para criar páginas optimizadas para diversas keywords/termos.

No entanto, no momento de avançar surge sempre a mesma dúvida: “Devo hospedar o blog num subdomínio ou dentro do site? “. Podemos fazer de 3 formas:

  • Colocar o blog num subdomínio
  • Colocar o blog na raiz do site
  • Colocar o blog num subdiretório ou pasta

O que é um subdomínio e o que é um subdiretório ou pasta ?

Vou então esclarecer alguns conceitos para saber exatamente do que estamos aqui a dizer:

  • Domínio: um domínio raiz é o registo com o nome e uma extensão TLD , por exemplo maiswebmarketing.com
  • Subdomínio : os subdomínios são criados livremente com base na raiz de um domínio , por exemplo blog.maiswebmarketing.com
  • Subdiretório : os subdiretórios são criados como pastas no endereço do domínio principal , por exemplo maiswebmarketing.com/blog

IMPORTANTE: Para o Google os subdomínios funcionam como se fossem sites independentes para efeitos posicionamento(SEO), por isso a estratégia de SEO deve ser executada separadamente . Para o domínio principal, esta opção(subdomínios) não tem benefícios ou malefícios no que toca a estratégias de SEO.

Ainda sobre esta questão do subdomínio: o blog deve estar SEMPRE dentro do site principal!

moz-blog

agencia-mestre-blog

Observação: Nos dois exemplos que estão em cima nas imagens, são de 2 empresas com serviços de SEO e que são bem conhecidas pelos profissionais. A MOZ(US) e a Agência Mestre(BR). Repare que o blog está numa pasta dentro do site(domínio principal)

Importante: No entanto fazem-me sempre esta pergunta:

Há e tal… Mas os grandes sites/portais, o blog está sempre num subdiretório/subdomínio e se eles colocam o blog dessa forma e são grandes na web então é porque é a forma correta e devemos fazer o mesmo!

O que eu digo é: então se você acha que “eles” serem grandes na web fazem dessa forma e aquilo que eu falo não interessa, a responsabilidade do projeto será totalmente sua!

É o que digo aos clientes quando colocam algo em causa, só porque sim!

Mas porque motivo algumas empresas colocam o blog dentro do site e outras não?

Simples.

As grandes empresas na web “normalmente”(poderá existir exceções), não se preocupam com estas questões do SEO e porquê; porque já contam com uma grande autoridade no nicho onde estão presentes que para eles a maior preocupação é com o negócio em si e não tanto com estas questões de SEO.

Mas agora, para projetos online que necessitam de crescer online e ganhar autoridade o blog deve estar dentro do domínio principal pelas seguintes razões:

  • Aumentar o número de páginas no site
  • Aproveitar a autoridade e antiguidade do domínio principal
  • Melhorar a relevância
  • Aumento de popularidade
  • E muito mais…

Não esquecer que: Para o Google os subdomínios funcionam como se fossem sites independentes!

Agora, vale a pena migrar o seu blog de um subdomínio para uma pasta dentro do site?

Para responder a esta pergunta, a primeira coisa que devemos fazer é pensar no objetivo que queremos com o Blog, porque é que estamos a escrever para um Blog, qual será a sua função, etc…

Normalmente os Blogs corporativos são utilizados como ferramenta de captação de visitantes. Em termos muito gerais , podemos simplificar esta estratégia como:

  • O Blog ajuda na captação de visitantes e potenciais clientes.
  • Funciona como uma ferramenta de reputação através de artigos de grande qualidade onde podemos partilhar com mais detalhe os nossos produtos/serviços/estratégias e assim conseguirmos ser uma autoridade no nosso setor de atividade.
  • Parte desse tráfego que entra no Blog pode acabar em conversão, seja, um pedido de contato , uma venda ou outra conversão qualquer.

Neste caso a função do Blog está sujeita à sua função principal. Isto é, o Blog não faz sentido por si só, mas trabalha com objetivo de beneficiar o site principal. Portanto, seria inútil hospedá-lo/alojá-lo num subdomínio, esta separação não faz sentido, visto que uma vez já exposto na web devemos aproveitar para favorecer o site principal em termos de posicionamento natural.

Importante:

De uma forma geral, recomendo que o Blog fique sempre dentro do site principal numa pasta devido ao seu impacto positivo numa estratégia de SEO, mas no entanto, é sempre conveniente perceber as circunstâncias particulares de cada caso.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.