Home / Web Marketing / Para SEO: o blog deve estar dentro ou fora do site?

Para SEO: o blog deve estar dentro ou fora do site?

Esta é uma questão muito importante no que toca a uma estratégia de SEO que me perguntam muitas vezes: o Blog deve estar dentro ou fora do site? Neste artigo vou tentar explicar de forma simples para que possa entender esta questão.

É também importante avaliar sobre as vantagens de ter um blog para uma comunicação mais humana pela empresa e também aproveitar o blog para criar páginas optimizadas para diversas keywords/termos.

No entanto, no momento de avançar surge sempre a mesma dúvida: “Devo hospedar o blog num subdomínio ou dentro do site? “. Podemos fazer de 3 formas:

  • Colocar o blog num subdomínio
  • Colocar o blog na raiz do site
  • Colocar o blog num subdiretório ou pasta

O que é um subdomínio e o que é um subdiretório ou pasta ?

Vou então esclarecer alguns conceitos para saber exatamente do que estamos aqui a dizer:

  • Domínio: um domínio raiz é o registo com o nome e uma extensão TLD , por exemplo maiswebmarketing.com
  • Subdomínio : os subdomínios são criados livremente com base na raiz de um domínio , por exemplo blog.maiswebmarketing.com
  • Subdiretório : os subdiretórios são criados como pastas no endereço do domínio principal , por exemplo maiswebmarketing.com/blog

IMPORTANTE: Para o Google os subdomínios funcionam como se fossem sites independentes para efeitos posicionamento(SEO), por isso a estratégia de SEO deve ser executada separadamente . Para o domínio principal, esta opção(subdomínios) não tem benefícios ou malefícios no que toca a estratégias de SEO.

Ainda sobre esta questão do subdomínio: o blog deve estar SEMPRE dentro do site principal!

moz-blog

agencia-mestre-blog

Observação: Nos dois exemplos que estão em cima nas imagens, são de 2 empresas com serviços de SEO e que são bem conhecidas pelos profissionais. A MOZ(US) e a Agência Mestre(BR). Repare que o blog está numa pasta dentro do site(domínio principal)

Importante: No entanto fazem-me sempre esta pergunta:

Há e tal… Mas os grandes sites/portais, o blog está sempre num subdiretório/subdomínio e se eles colocam o blog dessa forma e são grandes na web então é porque é a forma correta e devemos fazer o mesmo!

O que eu digo é: então se você acha que “eles” serem grandes na web fazem dessa forma e aquilo que eu falo não interessa, a responsabilidade do projeto será totalmente sua!

É o que digo aos clientes quando colocam algo em causa, só porque sim!

Mas porque motivo algumas empresas colocam o blog dentro do site e outras não?

Simples.

As grandes empresas na web “normalmente”(poderá existir exceções), não se preocupam com estas questões do SEO e porquê; porque já contam com uma grande autoridade no nicho onde estão presentes que para eles a maior preocupação é com o negócio em si e não tanto com estas questões de SEO.

Mas agora, para projetos online que necessitam de crescer online e ganhar autoridade o blog deve estar dentro do domínio principal pelas seguintes razões:

  • Aumentar o número de páginas no site
  • Aproveitar a autoridade e antiguidade do domínio principal
  • Melhorar a relevância
  • Aumento de popularidade
  • E muito mais…

Não esquecer que: Para o Google os subdomínios funcionam como se fossem sites independentes!

Agora, vale a pena migrar o seu blog de um subdomínio para uma pasta dentro do site?

Para responder a esta pergunta, a primeira coisa que devemos fazer é pensar no objetivo que queremos com o Blog, porque é que estamos a escrever para um Blog, qual será a sua função, etc…

Normalmente os Blogs corporativos são utilizados como ferramenta de captação de visitantes. Em termos muito gerais , podemos simplificar esta estratégia como:

  • O Blog ajuda na captação de visitantes e potenciais clientes.
  • Funciona como uma ferramenta de reputação através de artigos de grande qualidade onde podemos partilhar com mais detalhe os nossos produtos/serviços/estratégias e assim conseguirmos ser uma autoridade no nosso setor de atividade.
  • Parte desse tráfego que entra no Blog pode acabar em conversão, seja, um pedido de contato , uma venda ou outra conversão qualquer.

Neste caso a função do Blog está sujeita à sua função principal. Isto é, o Blog não faz sentido por si só, mas trabalha com objetivo de beneficiar o site principal. Portanto, seria inútil hospedá-lo/alojá-lo num subdomínio, esta separação não faz sentido, visto que uma vez já exposto na web devemos aproveitar para favorecer o site principal em termos de posicionamento natural.

Importante:

De uma forma geral, recomendo que o Blog fique sempre dentro do site principal numa pasta devido ao seu impacto positivo numa estratégia de SEO, mas no entanto, é sempre conveniente perceber as circunstâncias particulares de cada caso.

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

O que aprendi em 7 anos com este Blog

Como o tempo passa e bem rápido! Este ano, aqui o blog maiswebmarketing vai a ...

4 comentários

  1. Ótimo Artigo ! Os artigos publicados neste blog é muito bom, sempre tem artigos interessantes e com bastante informações e ótimas dicas .

    Parabéns !

  2. boa tarde. excelente artigo. realmente faz todo o sentido o blog usar o mesmo dominio do site se a idéia é aumentar tráfego SEO e autoridade do site.

    Porém eu tenho uma dúvida que gostaria de usar em meu site.

    Tenho uma loja magento e uso um blog em wordpress (visto que o modulo blog magento é muito simples)

    Se eu colocar os dois no mesmo dominio loja.com.br e loja.com.br/blog eles são plataformas diferentes, correto? E para o google isso não importa? a hospedagem, a plataforma etc? só o que importa é o domino mesmo? independe de serem sites diferentes?

    Outra dúvida mais relacionada a hospedagem, eu consigo colocar por exemplo loja.com.br/blog em outro servidor? ou como é uma pasta tem que ser no mesmo servidor do dominio principal?

    • Olá Jordan.
      Muito obrigado por seu comentario aqui no blog.
      Vou tentar explicar o mais simples possivel.
      Sim, pode colocar no mesmo domínio e hospedagem uma plataforma WP e outra em magento, ambos vão ficar sobre a alçada do domínio.
      Na sua ultima questão, a pasta tem de ficar na raiz do domínio principal, não separe a hospedagem.
      Abraços.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *