Skip to content

Blog atacado



Pois é, hoje o blog Mais WebMarketing foi atacado por um a vulnerabilidade no ficheiro timthumb.php. Pelas 10.30h da manhã de hoje quando detectei este ataque e entrei imediatamente em contacto com a empresa de Hosting onde o blog está alojado. Como eles são extraordinários em ajudar os clientes, às 13.00h já tinha o problema resolvido! Mas antes de disso queria mostra-vos como estava o blog Mais WebMarketing:

Este era o aspecto do blog quando foi pirateado! Enfim… Neste caso eu tinha a plataforma WordPress actualizada na versão mais recente, assim como todos os Plugins. Mas algo deveria estar aberto para poderem “entrar” no meu Blog.

Pois o ficheiro que estava a originar este buraco foi o timthumb.php (usado por alguns plugins e temas pra fazer miniaturas de imagens). A empresa de alojamento do meu blog alertou-me de imediato para resolver este problema.

Fiz tudo direitinho como eles recomendaram e penso que agora já está tudo ok, inclusive alterei todas as passwords de acesso ao blog. Durante alguns tempos penso ficar descansado, mas todo o cuidado é pouco. Estejam sempre atentos a ataques que possam acontecer e cuidado com plugins que não são de confiança assim como templates grátis (caso da minha) mas que estou a pensar comprar.

Durante algumas horas perdi muitos visitantes e não só… Isto para o Google também não é nada bom, mas espero não ser penalizado, vamos ver o que vai acontecer nos próximos tempos…

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.