Skip to content

Atualização do Facebook? E as outras?

Hoje o Facebook lançou mais uma “bomba“, mais uma atualização onde irá dar mais importância aos posts de amigos e familiares em detrimento das publicações feitas por páginas. Pois é, será um 2018 fantástico no que toca a novidades dos grandes “players” da Internet.

Mas será que ainda há dúvidas que hoje em dia não há almoços grátis? Ou seja, os gigantes do online Facebook ou Google no fim é que mandam e fazem como querem e ditam as regras.

Hoje foi um buzz tremendo em volta desta notícia que o Facebook lançou, todo mundo preocupado e dando suas opiniões uns a favor outros contra, enfim… Mas afinal quem trabalha online em marketing digital só tem o Facebook?

O Google tem vindo a fazer sempre alterações em diversas ferramentas próprias e muito mais ainda no seu motor de busca e alguém queixa-se? Temos de nos adaptar às constantes mudanças até porque (quase)tudo online muda muito rapidamente…

Para perceber melhor o vai alterar/mudar com esta novidade do Facebook, partilho aqui um artigo da RD que explica tudo direitinho.

No meu caso, eu tenho a minha empresa apenas de serviços de SEO aqui em Portugal, mas também utilizo outras plataformas e diversas ferramentas. Para além disso também faço publicidade no Google e também no Facebook. O que quero dizer é que para mim estas alterações são normais e não vão mudar em nada a minha forma de trabalhar, apenas vou ter de me adaptar. Mais nada.

Então e as alterações do Google?

Como disse em cima, o meu principal foco é o SEO e se eu não estiver preparado para as alterações que o Google vai fazendo todos os anos no seu algoritmo, eu não iria conseguir evoluir e mostrar resultados.

Em baixo, deixo um infográfico com as alterações que o Google fez no algoritmo do seu motor de busca só em 2017! google algorithm updates

Conclusão

Na minha opinião até porque já estou habituado a vários tipos de mudanças no que toca ao digital e cada vez mais, para mim esta foi mais uma de muitas outras alterações que o Facebook vai fazendo e de certeza que vai fazer ainda mais. É a adaptação dos serviços em função do comportamento dos utilizadores, porque são eles que criam as tendências.

Só não entendo este Buzz todo em volta desta alteração do Facebook… Até parece que a única plataforma/ferramenta que existe online é o Facebook. O que me leva a pensar que cada vez mais no digital os empresários as agências, os consultores e todos aqueles que trabalham em marketing digital estão muito focados no Facebook.

Nós profissionais não podemos colocar todos os ovos numa só cesta! Por isso é que este buzz está a fazer-me um pouco de confusão, até os grandes midías dão a notícia desta alteração no Facebook.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.