Skip to content

As vantagens de utilizar o Flickr no Marketing Digital

A utilização dos chamados websites 2.0 nas estratégias de Marketing Digital é quase obrigatório. Não só para usufruirmos desses serviços que esses websites prestam mas também para gerar conteúdos de qualidade e para complementar os artigos e acima de tudo em estratégias de Link Building em SEO.

Eu já aqui falei no blog em vários artigos, do Flickr e das várias potencialidades que este website 2.0 nos oferece de forma gratuita!

O que é o Flickr

O Flickr é a melhor maneira de armazenar, classificar, buscar e compartilhar as suas fotos online. Este website ajuda a organizar aquela quantidade enorme de fotos que você tem e permite que você os seus amigos e a sua família contem histórias.[Fonte: Flickr.com].

Mas o Flickr é gratuito?

Sim o Flickr tem e terá sempre uma conta gratuita para os utilizadores poderem usufruir. Esta informação pode-se consultar no próprio website do Flickr.

No passado mês de Outubro’13 a empresa resolveu dar uma prenda a todos! Sim, uma prenda! Aumentou o espaço da conta gratuita para 1 Terabyte(1024GB).

Imagem Flickr

É muito espaço para uma conta gratuita! Uma maravilha para podermos colocar as nossas fotos online.

Como tirar vantagens utilizando o Flickr?

As vantagens são imensas, a começar por ser um serviço online inteiramente gratuito. Mas vou deixar aqui alguns pontos fortes na utilização deste website 2.0;

  • Espaço que nunca mais acaba para alojar as nossas imagens.
  • Utilizar essas imagens para colocar nos artigos do blog(embed), desta forma não ocupa espaço no servidor do nosso blog.
  • Grande fonte de imagens.
  • Possibilidade de criar vários widgets para colocar no nosso blog/páginas.
  • Existem imensos Plugins para WordPress integrando o Flickr
  • Recomendável para estratégia de Link Building.
  • Muito bem aceitável pelo Google,logo deve-se colocar links para os artigos das nossas páginas.
  • “Espalhar” a marca na Internet.
  • E muito mais…

Que tipo de imagens podemos colocar na nossa conta do Flickr?

Devido ao espaço que nunca mais acaba, deverá ter em atenção de que as imagens pessoais não deverão estar misturadas com as imagens da marca do seu blog/site. Terá de ter um aspeto bem profissional. Recomendo que coloquem imagens do tipo:

  • Eventos online e offline onde esteja presente.
  • Dos produtos – caso tenha uma loja online.
  • Poderá colocar imagens dos vídeos que tem no canal do Youtube e depois colocar o link para o respetivo vídeo.
  • Imagens de Portfólio de trabalhos.
  • Podem também colocar imagens/print screen/captura de tela dos artigos que escreveu e colocar na sua conta do Flickr, não esquecendo o respetivo link.
  • Etc, etc…

Das várias vantagens que já mencionei em cima, vou reforçar uma das grandes vantagens da utilização do Flickr na estratégia do Marketing Digital.

  • Há grandes possibilidades de o Google indexar e posicionar as nossas imagens que estão alojadas no Flickr. Um bom exemplo é a imagem que partilho em baixo, de quando eu participei no evento Social Media Day 2012 e coloquei as respetivas fotos no Flickr. A imagem que representou o evento em Portugal  no site mashable.com foi a que estava na conta do Flickr do Maiswebmarketing.

Flickr_maiswebmarketing2

Como utilizar o Flickr numa estratégia de Markerting Digital, nomeadamente de Link Building – SEO.

Fiz uma análise em 2 dos principais softwares online que avaliam as URLs em termos de potencialidades dessas páginas. Vamos então ver a classificação dada pelo Opensiteexplorer;

Podemos ver que segundo a análise desta ferramenta o Flickr chega quase aos 100 pontos em termos de autoridade da página e também do domínio.
avaliação de mozPara além do Opensiteexplorer utilizei também uma outra ferramenta muito conhecida e utilizada no mundo SEO; ahrefs.com;

Podemos ver que esta ferramenta avaliou de URL rank com 89 (de 0 a 100) e como Ahrefs Domain Rank a avaliação é de 90 (de 0 a 100).
avaliação de ahref Esta análise demonstra o valor que o Flickr tem perante o Google e se assim é, temos de aproveitar até porque é gratuito e pode-nos ajudar a posicionar os nossos projetos na web. Por isso recomendo que não se esqueçam de colocar SEMPRE um link a apontar para as vossas páginas em cada imagem que colocarem na vossa conta do Flickr! Mas atenção, tudo de forma o mais natural possível, porque com as novas atualizações do algoritmo do Google temos de ter muito cuidado.

O próprio Flickr tem widgets que podemos implementar nas nossas páginas, com isto podemos “aguçar” a curiosidade dos leitores e lavá-los a visualizar as nossas fotos que temos no perfil. Ok, mas agora podem dizer que o visitante pode sair das nossas páginas para o Flickr! Sim, verdade!

Mas não se esqueçam de que em cada imagem está lá um link que aponta para as nossas páginas e quase de certeza o visitante vai voltar, e para além disso contabiliza como uma nova visita vinda de uma fonte de qualidade!

Este é um exemplo de um widget do Flickr que podem colocar nas vossas páginas.

Como criar aplicativos no Flickr

Caso já tenham uma conta criada no Flickr e de ter iniciada a sessão basta aceder aqui: https://www.flickr.com/services

Como fazer “embed” de álbuns e fotografias no seu website no Flickr

Para poder adicionar imagens e álbuns do Flickr e colocar dentro de páginas web é muito fácil e simples. Pode escolher na sua conta um álbum ou até uma foto e ao passar o cursor por cima, aparecem mais opções e uma delas é a de partilha:

O resultado final de um álbum do Flickr inserido nesta minha página, ver aqui em baixo:

CRU - Summer Camp'14 » Segundo fim de semana

Na minha opinião o Flickr é daqueles websites 2.0 que ainda não estão explorados e até utilizados por quem elabora/cria estratégias de Marketing Digital nomeadamente de link building, para além de outro tipo de ações.

Recomendo que crie hoje mesmo a sua conta neste website gratuito e com muito espaço para poder colocar as suas imagens online!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.