Skip to content

Acha-se um perito nas Redes Sociais? Então está muito enganado!

As redes sociais na Internet, são isso mesmo… Redes. Frequentadas por humanos no mundo digital. Mas com a facilidade que existe na web de redes sociais verticais e horizontais e com a variedade de criar grupos, comunidades e até redes sociais privadas qualquer pessoa pode ser um “perito” ou pensar que é um “perito” nas redes sociais! Mas desengane-se que as coisas não são assim tão simples e fáceis porque no fundo estamos a lidar com pessoas e com as suas opiniões sejam elas certas ou erradas.

Em Português dizemos redes sociais na Internet em Português do Brasil diz-se mídias sociais, mas estes termos derivam do Inglês “Social  Media”. Mas o que interessa é a utilização das redes na Internet para tirarmos proveito para os nossos negócios online. Por isso o termo Social Media Marketing aplica-se à promoção e publicidade de produtos/serviços online. Portanto, estamos a falar de Marketing adaptado para as redes sociais.

Muitas vezes os chamados peritos “esquecem-se” destas pequenas[grandes] diferenças. Uma coisa são as redes sociais que refere-se concretamente aos websites como  o Facebook o Twitter ou o Google+. Agora, marketing em redes sociais[Social Media Marketing] é quando aplicamos estratégias de marketing adequadas  e tratadas para o social na web.

3518808386_150c83dd55_o
Photo Credit: dobrych via Compfight cc

O social media marketing é mais uma faceta do marketing e do serviço ao cliente. E, isolado, não o irá ajudar em muito.

Alguém que se intitule “perito em redes sociais” não está a ver o seu todo.Mas afinal o que é isso de ser perito em redes sociais? Ou Guru das mídias sociais? O que faz esta pessoa iluminada? Não basta saber mexer-se bem no Facebook ou no Twitter é necessário muito mais do que isto!

Leia estes artigos também:

Podemos comparar o investir apenas nas redes sociais para promover um produto ou serviço com o que sucedeu na era Dot.com, quando era “moda” e quando todos pensavam que bastava adicionar .com ao website da sua empresa para criar uma credibilidade instantânea. E isso não aconteceu pelo simples facto de que não era suficiente. Tal como o social media marketing sozinho também não o é.

O que é realmente importante é ter uma estratégia integrada de marketing online, que combina vários fatores, entre eles, o social media marketing.

É sobre gerar lucro através de variadas ações de marketing e um excelente serviço ao cliente, assim como sempre foi desde que se fazem os negócios!

Finalmente as empresas já começam a perceber que aumentar o número de gostos no Facebook não chega, os resultados não aparecem apenas e só com o aumento do nº de gostos. No entanto ainda há empresas e peritos a apostar neste tipo de “estratégia” e para além disto ainda aumentam o número de posts diários no Facebook pensando que poderão melhorar as conversões.

O social media marketing cria valor real para o consumidor. É sobre ouvir o consumidor e chegar até ele com conteúdo que o ajude/interesse de determinada forma.

Os verdadeiros profissionais de marketing sabem quando é a altura de utilizar os  métodos tradicionais, quando  utilizar as redes sociais, ou quando utilizar outro método online, baseado em inúmeros fatores como o público-alvo, altura do ano, objetivos, etc. E  isto pode ser uma surpresa, mas nem sempre o social media marketing é o método mais adequado. Será o profissional de marketing a decidir quais os ingredientes certos para obter os melhores resultados.

Com isto não quero dizer que não deverá ter profissionais na sua empresa apenas dedicados à área do social media marketing. Quanto maior for a dimensão da empresa, mais essa será uma necessidade. Apenas digo que esses profissionais não poderão estar isolados do marketing e de estarem envolvidos nas estratégias globais.

Exemplo: se não confiaria no estagiário de 23 anos para escrever um comunicado de imprensa no qual comunica os lucros anuais da mesma, porque confia nele para escrever sozinho sobre a empresa nas redes sociais? Mas os artistas/gurus/peritos por vezes dão a entender completamente o contrário, parece que conseguem resolver tudo sozinhos e sempre da melhor forma…

No final de contas, trabalhar com social media marketing trata-se de conhecer muito bem o seu público-alvo. Não se trata apenas de fazer passatempos para angariação de mais fãs no Facebook ou colocar 8 posts diários na página. Trata-se de realmente se interessar pelos seus consumidores e chegar até eles.

O social media marketing não é “cool” nem “está na moda”. Cool é gerar mais negócio e lucros, é tornar os seus projetos online mais competitivos e levá-los adiante. E o social media marketing é apenas mais uma forma do marketing o ajudar a fazê-lo.

Será que os peritos sabem o que estão a fazer? Será que pode confiar o seu dinheiro neles? Será que eles sabem mesmo do que falam? Ou são uns simples “papagaios“? Tenham cuidado com os peritos/gurus/artistas/papagaios, etc que andam para aí na Internet a dizer que fazem isto e aquilo e que ganharam isto e aquilo…Todos os dias eu vejo blogs destes tipo de pessoas “peritas“!



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.