Skip to content

A receita para viver de um blog – por Juan Diego Polo, fundador do wwwhat’s new

O fundador de um dos blogs mais conhecidos na web com conteúdos ligados às tecnologias – wwwhatsnew.com – Juan Diego Polo divulga numa palestra como é que conseguiu passar de um blog pessoal para um projeto web internacional e um dos mais vistos do mundo hispânico e também no Brasil.

Quem é Juan Diego Polo

Segundo a informação disponível no seu blog pessoal, este Espanhol engenheiro em telecomunicações, atualmente a viver no Recife, onde trabalhou gerenciando a área de Internet de algumas grandes empresas antes de criar a companhia PoolDigital (pooldigital.net), especializada na implantação de projetos web e consultoria sobre estratégias de marketing em redes sociais.

Criou em 2005, e administra atualmente, o wwwhatsnew.com o maior blog sobre Internet, marketing e redes sociais em espanhol, com mais de 150.000 subscritores e versão em português no endereço br.wwwhatsnew.com.

Colabora atualmente em várias revistas relacionadas com projetos educacionais e TI: Educación 3.0, Wikisaber, Grupo Zeta, emagister, etc., é professor de marketing online, m-commerce e mobile marketing na Escola Virtual Mercosur (projeto resultado de uma parceria entre a União Europeia e o Mercosur) e participa de vários eventos realizando conferências sobre presença na Internet e marketing web.

Conferência de Juan Diego Polo

Juan Diego Polo, no congresso #ActitudSocial realizado em Málaga – Espanha no dia 21 de Março’13 foi um dos oradores convidados.

Na apresentação, Juan Diego explica como nasceu o projeto wwwhatsnew, como é que evoluiu e o que tem feito para que o projeto não morra perante as adversidades do Google e das redes sociais.

Explica também como é que o blog gera receitas(mais de 75 mil € p/ano), explica também detalhadamente algumas técnicas que utiliza para que as visitas continuem a interessar-se pelos conteúdos.

Há um detalhe que particularmente me deixou curioso; ele diz que não pensa em SEO, no momento da criação dos conteúdos nunca pensa nos motores de busca ou qualquer tipo de otimização! Pensa sim nos conteúdos que os seus leitores/visitantes querem ter/descobrir.

Outro detalhe que refere é que responde sempre(se possível) às centenas de emails que recebe por semana e tenta publicar também alguns conteúdos que os leitores recomendam.

Diz que as redes sociais foram um pilar quando em 2012 o Google começou com as atualizações mais frequentes do algoritmo, e diz também que neste momento o Google+ é a rede que mais tráfego envia para o seu blog.

Estes e mais alguns detalhes, Juan Diego Polo explica a sua receita para viver de um blog. É sem dúvida um excelente case study(estudo de caso) que devemos ter em conta para perceber que para ter sucesso online não é de um dia para o outro, ou com esquemas! É com muito trabalho, dedicação e acima de tudo gostar imenso do que se faz!

Vamos então ver o vídeo. Está em espanhol mas consegue-se perceber perfeitamente o que vai explicando.



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.