Skip to content

A minha 1ª palestra Internacional

Para quem me conhece sabe perfeitamente que eu não sou pessoa de estar a “gabar-me” dos meus feitos. Não, não sou desse tipo de pessoa, não gosto de andar com as “medalhas” ao peito só para dizer que sou maior… No entanto, há coisas que eu acho que devem ser divulgadas até porque são o resultado de muito trabalho, dedicação e persistência. Como dizemos aqui em Portugal; ir à luta!

Isto tudo para dizer que no mês passado de Abril, dei a minha primeira palestra Internacional!

Aqui em Portugal já dei palestras, workshops, dou formação em várias entidades e também aulas em algumas pós-graduações, tudo ligado ao marketing digital. Nas imagens em baixo, lembro-me perfeitamente da minha primeira palestra para mais de 100 pessoas! Foi numas jornadas de Marketing & Comunicação na faculdade IPG – Politécnico da Guarda em 23 de Maio de 2012!

Álbum de imagens da minha 1ª palestra para mais de 100 pessoas:

Não foi nada fácil! Já tinha alguma experiência em workshops presenciais estar a falar para algumas pessoas, mas para mais de 100? Era um auditório completamente cheio onde toda a gente queria saber o que era o web marketing e o que se fazia, lembro que era em 2012! Mas consegui agarrar a audiência e principalmente captar a atenção de quase(todos) para esta nova realidade para as empresas e pessoas: o digital. E no final, tudo correu bem e depois no ano seguinte voltei lá novamente.

Portanto a partir daí foi sempre a participar como orador/palestrante em vários eventos ligados ao marketing Digital.

Quem não é visto, não é lembrado.

Como eu sigo esta máxima “Quem não é visto, não é lembrado” e que no marketing digital é muito importante para trabalharmos o nosso marketing pessoal e fazer muito network, cada vez mais fui sendo convidado e outras vezes fiz-me de convidado 🙂 para conseguir que o meu trabalho seja partilhado e assim também conseguir mais clientes. Tudo junto, na minha opinião os evento offline são de extrema importância.

Palestra na Universidade Lusófona do Porto – Dezembro 2017

A luta é constante para conseguirmos “aparecer”, não é um trabalho fácil. Se alguém nos convida para dar uma palestra é porque viu o nosso trabalho em algum lado ou então já é um contacto da nossa rede de amigos. Mas isto não acontece por acaso… Dá muito trabalho e muita persistência.

Workshop no Porto – Outubro 2016
Presença como expositor no maior evento de StartUps da cidade do Porto – StartupFest’17 – Porto

Tenho participado em diversos eventos off-line ao longo destes anos, o motivo é bem simples e já o referi em cima: quem não é visto não é lembrado! E com esta máxima sempre presente, este ano de 2018 e como faço parte dos amigos SEMrush para o Brasil e Espanha recebi um convite irrecusável!

Algumas vantagens em participar em eventos offline como palestrante e até mesmo como participante:

  • Permite-nos estar em contato com outros profissionais do nosso setor e assim aprender mais e até criar novas amizades
  • Ajuda-nos a fidelizar clientes. Ou seja, os atuais e potenciais clientes começam a olhar para nós de outra forma, de alguém que está entre os melhores
  • Aumentar as oportunidades de negócios que até aí não estávamos com essa visão
  • Melhora e muito as nossas habilidades comunicativas, ficamos mais à vontade com desconhecidos e até aumentamos a nossa própria confiança
  • Humanizamos a nossa marca e potenciamos a visibilidade da nossa marca da empresa e até pessoal
  • Quebramos as barreiras e distancias com os outros profissionais
  • Aumentam as recomendações sobre nós e até conseguimos que outros falem de nós
  • Aprendes muito com outros grandes profissionais influentes
  • Ajuda a aumentar as visitas ao nosso projeto web
  • Vamos ajudar os outros com a nossa experiência e conteúdos e assim conseguir seguidores do nosso trabalho
  • Aumentamos a nossa rede de contactos
  • E muito mais…

São por estas e outras mais razões que eu gosto de participar em eventos offline mas também online e para perceberem exatamente do que estou a falar; reparem na imagem em baixo onde eu tirei uma foto e estive uns minutinhos à conversa com o GURU internacional do SEO: Rand Fishkin o ex CEO da MOZ.

Eu com Rand Fishkin da ex.MOZ em Madrid – Abril 2018

Agora, imaginem se eu tivesse vergonha, não participasse em eventos e estivesse na minha “bolha”! Nunca iria conhecer estas pessoas e lugares fantásticos, não iria de certeza abrir a minha mente e sair fora da caixa!

A minha 1ª palestra Internacional

Vou então falar da minha primeira palestra que realizei fora de Portugal. Eu já tinha estado várias vezes em eventos em Espanha mas sempre como participante/visitante. No ano passado(2017) estive na feira de Marketing Digital em Madrid, onde várias empresas do setor estão presentes, que provavelmente será a maior feira de empresas ligadas ao Digital da península Ibérica, a OMexpo. A quantidade de palestras que fazem no interior da feira é impressionante, a partilha de experiências, conteúdos, novidades é sem dúvida a principal razão para visitar esta feira. A aprendizagem, a troca de ideias e experiências com outros profissionais para mim faz deste evento um dos melhores que eu já presenciei até hoje.

Foi então que em Janeiro deste ano, recebi um convite da SEMrush para participar como orador/palestrante no espaço deles nesta feira que é um dos maiores espaços e mais concorridos de todo o espaço da feira. Claro que aceitei de imediato! Mas com o aproximar do dia do evento, os nervos aumentavam e muito porque eu iria palestrar numa das melhores feiras ligadas ao Digital e logo em Madrid e falar em Espanhol para um público que está mais maduro em termos de conhecimentos de Digital do que aqui em Portugal.

Foi fácil? Claro que não, a responsabilidade era mais que muita! Mas correu bem e consegui!

Para além disso, no cartaz do evento estavam palestrantes um pouco de todo o mundo, tais como: Arnoldo Cabrera, responsável geral do SEO da empresa IKEA que veio de propósito da Suécia, o americano Jeffrey Eisenberg, CEO da Buyer Legends., Jorge Ramos Lead Digital Analytics da empresa Zalando, Bárbara Martínez da Amazon Espanha, entre muitos outros grandes profissionais do Digital que estiveram no espaço da SEMrush como palestrantes a partilhar conhecimento!

Pois é! Eu estive com todos eles e aprendi coisas fantásticas, inclusive no jantar dos oradores estivemos todos a conviver e a trocar experiências entre países, visto que vários palestrantes eram de vários países diferentes. Algumas imagens deste evento fantástico:

Conclusões finais

Sinto-me orgulhoso por ter conseguido chegar onde cheguei e não vou ficar por aqui! Simplesmente consegui palestrar num dos melhores eventos da península Ibérica ligado ao Marketing Digital, tudo com esforço e dedicação. Se chegou até aqui, apenas digo uma coisa, com vontade, esforço e dedicação conseguimos chegar onde queremos! Este foi para mim um evento de superação pessoal a vários níveis e consegui demonstrar para mim próprio que é possível! Se é possível para mim, você também consegue!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.