Skip to content

A importância de trabalhar com objectivos

Mas afinal porque é que é tão importante trabalhar com objectivos traçados? Porque quando não se sabe para onde vamos, não tem interesse por qual caminho é que se vai. Porque se não sabe o que quer, não importa o que como vai fazer. A importância de trabalhar com objectivos é muito grande, até porque pode ajudar na motivação diária, pode ser um dos ingredientes principais de qualquer tipo de trabalho. É algo que vai permitir-lhe que você saiba porque você faz as coisas e o que vai querer com cada tarefa.

Normalmente todas as pessoas com algum sucesso no trabalho partilharam uma característica em comum: estabelecer metas de trabalho. Não estou a falar de alcançar grandes projectos, mas sim  sobre coisas específicas que foram propostas e depois traduzido em tarefas.

Como já escrevi no artigo anterior a motivação é um dos pontos fortes para não abandonar novos blogues antes de completarem 1 ano de actividade e por isso traçar objectivos é fundamental para aumentar essa motivação.

Embora quase todos reconhecem a importância dos objectivos no trabalho, na maior parte das vezes não se consegue transformar os objectivos em tarefas.

Um exemplo prático é quando dizemos; “Hoje eu tenho que terminar isto…” Este é o nosso “grande objectivo” para hoje, isto é o que vai nos inspirar e motivar para concluir a tarefa. Concentre-se nas tarefas.

Devemos estabelecer metas, sem dúvida é uma forma de produtividade pessoal e uma questão de hábitos. Habituar-nos a criar hábitos como construir uma lista de tarefas das mais importantes para as menos importantes, mas essas tarefas têm de ser bem estruturadas.

Fonte imagem: http://thegoldguys.blogspot.pt


Identificar quais são os resultados que desejamos alcançar (seja um projecto, um hábito pessoal, uma grande tarefa que leva dias, etc). Devemos ser bem específicos na definição desses resultados. Podem ser fases, etapas, momentos, ou até terminar algo…
Devemos traduzir estes objectivos em tarefas concretas. Coisas que vamos fazer diariamente ou semanalmente. Com os objectivos traçados, agora é só criar as tarefas.

Como eu próprio no início pensei, isto pode parecer muito analítico. Ou até mesmo artificial. Mas é apenas no começo. Uma vez descoberta qual é a génese de toda a boa organização e planeamento no trabalho tudo isto passa a ser uma necessidade para poder atingir os objectivos. Existe uma grande diferença em trabalhar com ou sem metas e também uma grande diferença entre trabalhar por algo ou trabalhar em algo.

Para quem tem blogs, definir objectivos é importantíssimo para conseguir motivação adicional e não abandonar os projectos antes de completarem 1 ano de vida. Principalmente se tiver um ou vários blogs em part-time.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.