Skip to content

A evolução do E-Commerce ao longo dos anos – Infográfico



Com a evolução da Internet ao longos dos anos, surgiu também as vendas Online. Ou seja, ter uma loja na Internet já é algo de banal mas que nos finais da década de 90 a “bolha” rebentou porque <todos> resolveram ter uma loja na Internet a partir dos inícios dos anos 90. Mas, essa aposta falhou e muitos projectos falharam!

*Comércio electrónico ou lojas electrónicas ou e-commerce, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transacção comercial feita especialmente através de um equipamento electrónico, como, por exemplo, um computador. Através de conexões electrónicas com clientes, fornecedores e distribuidores, o comércio electrónico incrementa eficientemente as comunicações de negócio, para expandir a participação no mercado, e manter a viabilidade a longo prazo no ambiente de negócio. Fonte Wikipédia.

As vantagens do E-Commerce são muitas, mas para isso a evolução da Internet também tem contribuído para o sucesso das lojas Online, a velocidade das ligações e a segurança de pagamentos na Internet são um exemplo disso. Vejamos então algumas vantagens de ter uma loja virtual na Internet:

  • O negócio está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana durante todo o ano!
  • Descontos especiais  nos produtos devido a baixa de custos com despesas com recursos humanos.
  • Não necessita de um espaço físico para atendimento ao publico com as respectivas despesas que isso implica ( aluguer de espaço, pessoas, luz, água, etc).
  • Poupar nos custos associados com os clientes e fornecedores.
  • Facilidade no acesso a novos mercados e clientes, com reduzido esforço financeiro.
  • A vantagem competitiva das grandes empresas para as pequenas é menor.
  • A penetração inicial no mercado concorrencial é menor.
  • Contacto permanente com todas as entidades ligadas directa e indirectamente ao negócio de uma forma mais rápida.
  • Conhecimento constante do perfil de clientes, hábitos e regularidade de consumos.
  • Rapidez na divulgação de novos produtos ou promoções.
  • Etc…

Depois de uma introdução daquilo que é o negócio de uma loja virtual, deixo aqui um infográfico para conhecer toda a evolução do e-commerce até aos dias de hoje. Queria destacar que depois do rebentar da “Bolha” que se tinha criado em volta do e-commerce por diversos factores que destaco a falta de planeamento em web marketing, hoje podemos apostar com mais segurança e créditos num negócio Online.


[Via: Shopping Cart Reviews]

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.