Skip to content

10 ferramentas de SEO para analisar palavras-chave

Numa estratégia de SEO a análise das palavras-chave é uma das primeiras ações a ter em conta. Esta será a base que irá apoiar toda a estratégia de SEO, por isso é essencial e muito importante de que a escolha das palavras-chave seja a mais correta possível.

Normalmente eu não me limito apenas a uma ferramenta, por muito que ela seja a mais utilizada ou até a  mais famosa dos profissionais desta área. Gosto de utilizar várias e depois tirar as minhas próprias conclusões e análises. Por vezes encontro palavras-chave muito interessantes em ferramentas menos conhecidas e utilizadas e juntando tudo reforço ainda mais a minha estratégia no que respeita à análise das palavras-chave.

É importante essa análise das palavras-chave para uma estratégia de SEO?

Espero que este não seja o seu caso, uma vez que é uma falha muito grave na estratégia de SEO.Mas porque motivo é que é importante esta análise? É muito fácil perceber, se tivermos uma listagem de palavras-chave que geram tráfego e trabalharmos o SEO para conseguirmos um bom posicionamento dessas palavras-chave no Google e desse modo trazer tráfego para os nossos projetos web, esse esforço pode ser bastante útil porque de certeza que vamos ver os nossos blogs e sites a crescerem.

O que adianta escrever muito artigos/textos para blogs se não sabemos quais as palavras-chave que trazem mais visitas? Que tipo de estratégia vamos adoptar? Apostar na marca? Até pode ser, mas acreditem que vai levar muito tempo… E mesmo assim não se sabe se vamos conseguir algum tipo de êxito.

Como já se sabe, mesmo utilizando uma estratégia de palavras-chave não podemos afirmar com toda a certeza que vamos conseguir milhares de visitas, mas no entanto uma coisa é certa, as probabilidades de isso acontecer são muito grandes!

É por isso que nunca devemos esquecer que devemos sempre realizar esta análise de palavras-chave. O próximo passo será filtrar os 10 termos mais importantes para podermos trabalhar com o objetivo de entrar no top 10 dos resultados do Google.



Quais as ferramentas de análise de palavras-chave podemos utilizar?

Existem várias ferramentas de análise de palavras-chave para SEO, algumas são gratuitas e outras são pagas. No entanto, pode-se utilizar várias e depois cruzar os resultados e perceber quais as melhores palavras que podem gerar mais tráfego. Nesta lista vou partilhar algumas dessas ferramentas.

1 – Planeador de palavras-chave do Google AdwordsPlaneador de palavras-chave do Google.2- WordtrackerWordtracker3 – Sistrix
sistrix

4 – Google CorrelateGoogle Correlate

5 – Uberggest
Ubersuggest
6 – KeywordBuzzKeywordBuzz7 – Soovle soovle8 – SemRush SemRush

9 – long tail keyword tool
Long Tail Keyword tool10 – KeyWord Tool Dominator
keywordtooldominator

Estas são apenas algumas sugestões de ferramentas de análise de palavras-chave para estratégias de SEO. De certeza que existem outras mais, mas o mais importante é reunir de cada uma delas uma variedade de palavras e depois num ficheiro Excel perceber quais são as que nos vai interessar e que vamos trabalhar para tentar conseguir o maior tráfego para os nossos projetos na web, assim como o melhor posicionamento no Google para essas mesmas palavras-chave.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.