Skip to content

6 Brindes Úteis para Oferecer num Evento Empresarial

Se vai promover um evento empresarial, já percebeu que essa é uma excelente forma da sua empresa reunir os colaboradores e aproximar-se dos clientes e fornecedores. Mas para que a iniciativa fique na memória de todos, é preciso saber planeá-la. E uma das estratégias que deve fazer parte desse plano é a de dar um miminho aos convidados. Não se trata de acariciar todos quantos marcaram presença, mas sim de… oferecer brindes úteis!

Se bem utilizada, esta ação de marketing tradicional pode trazer excelentes resultados e complementar as iniciativas digitais de uma empresa, dando maior visibilidade off-line e até garantindo mais vendas.

Ao optar pela oferta de um brinde e ao colocar o nome da empresa (logotipo, site, email…) consegue que várias pessoas tenham contacto e/ou recordem a sua marca, durante muito tempo, aproveitando assim para estabelecer um relacionamento e desenvolver um lead em direção a uma venda.

No entanto, pode ser difícil encontrar brindes úteis, baratos e criativos. Por isso enumerámos algumas dicas sobre como escolher brindes para oferecer num evento empresarial e exemplos de produtos que vão agradar aos participantes. Tome nota!

BRINDES ADEQUADOS AO PÚBLICO-ALVO

Bloco e esferográfica
Uma das melhores formas para oferecer o brinde ideal no seu evento é adequá-lo ao perfil do público-alvo. Contextualizar a lembrança com a profissão, sexo ou ocupação de tempos livres dos clientes pode ser uma excelente estratégia! No entanto, sabemos que quando o público-alvo é vasto e diversificado, torna-se difícil escolher brindes para oferecer num evento empresarial…

Solução? Brinde neutro.
Sugestão? Bloco e/ou esferográfica!

Um pequeno caderno de apontamentos dá sempre jeito, particularmente num evento onde os participantes possam querer tirar notas. Se além de possuir a imagem da sua empresa, o caderno for resistente, com argolas e capa plástica, melhor!

Uma esferográfica com a cor do logótipo da marca, é o complemento ideal. O “2 em 1” que não passa de moda, simplesmente porque a caneta e o papel continuam a ser muito úteis, não é verdade?

Se pretender inovar um pouco, procure um bloco ou esferográfica com um formato ou atributo diferente, por exemplo o caderno estilo repórter (ou Moleskine), com elástico à volta. Uma forma inteligente de agradar os seus clientes com um brinde sobejamente conhecido… mas agora com valor acrescido, associado a algo moderno!

BRINDES DE ACORDO COM O OBJETIVO DO EVENTO

PASTA PORTA DOCUMENTOS OU CRACHÁ
Se o bloco e a esferográfica estão fora de questão, sugerimos que pense no objetivo da sua empresa, de forma a escolher o produto certo. Cativar o público? Fidelizar os clientes? Tornar-se uma referência no seu setor de atividade? Ser recordada? O objetivo que deseja alcançar ajuda a escolher o brinde ideal para registrar a sua marca na memória dos convidados.

Solução? Brinde mais simples, que possa circular bastante se o objetivo é divulgar a empresa, ou brinde mais durável, se a intensão é fidelizar clientes.
Sugestão? Pasta porta-documentos ou crachá.

Uma pasta porta-documentos em poliéster, com fecho, é uma excelente opção porque ninguém gosta de andar com folhas na mão, a tentarem esgueirar-se ao menor movimento. Além disso, a pasta tem potencial para circular bastante ao mesmo tempo que pode ser útil no próprio evento, incentivando e ajudando o participante a guardar a informação, nomeadamente os panfletos que a sua empresa poderá querer distribuir.

Já um crachá alfinete plastificado (com a imagem de um “smile” ou as palavras “keep calm”, por exemplo) é uma oferta que, além de estar na moda, é muito divertida e pode ser presa em qualquer tipo de roupa ou adereço. Inclusive pode ser guardada e ressuscitada sempre que o participante sentir vontade de a voltar a usar!

BRINDES CONTEXTUALIZADOS

Pen USB
Nada de blocos, esferográficas, porta-documentos ou crachás? Que tal um brinde contextualizado com o seu evento? Se vai promover um congresso de 3 dias, o famoso conjunto pasta + bloco + caneta pode ser o brinde ideal, sim, mas se vai organizar um evento desportivo, um boné ou uma t-shirt farão as delícias dos participantes, correto? A questão é que nem sempre é fácil associar um produto a uma imagem corporativa…

Solução? Brinde de utilização imediata para que os convidados saiam do evento com uma boa lembrança, pois (mesmo a propósito) o objeto foi útil naquele dia!
Sugestão? Pen.

Eis um dos brindes úteis que tem valor percebido e que pode ser usado de uma forma segura em eventos ligados a tecnologia, mas também em quase todos os outros tipos de iniciativas. E se quiser acrescentar valor à pen, entregue-a com a informação digital do evento gravada!

BRINDES COM VIDA ÚTIL

Fita de pescoço
Os blocos, esferográficas, porta-documentos, crachás e pens estão fora de questão? Está com dificuldade em definir o seu público-alvo ou em contextualizar o evento? Por que não investir em alguma funcionalidade? Se o brinde for útil, é usado! Se é usado, consegue fortalecer o nome da sua marca. O brinde ideal consegue ampliar as experiências do público, facilitar uma tarefa ou acomodar outros produtos de uso diário. Ao garantir uma maior vida útil do brinde consegue que a sua marca seja lembrada por mais tempo.

Solução? Brinde com potencial para ser usado muitas vezes.
Sugestão? Fita de pescoço.

Uma fita de pescoço em poliéster, colorida, com o logotipo da sua empresa, é uma excelente oferta. Porquê? Porque todos já remexemos a mala à procura das chaves de casa ou do carro. Porque alguns de nós já as perdemos, mas, principalmente, porque nenhum de nós deixou de as usar! Para mais, uma fita de pescoço pode ter várias utilizações: prender crachás de identificação, garrafas com água, máquinas fotográficas, telemóveis, medalhas, bijuteria…

BRINDES DE QUALIDADE

Pasta A4
Mesmo tratando-se apenas de uma lembrança, a qualidade do produto não deve ser negligenciada. Não é necessário investir muito em brindes para oferecer num evento empresarial (já lhe demos sugestões bem em conta) porque há itens com qualidade aos mais variados preços. Mas é necessário conquistar o seu público-alvo. E associar o nome da sua empresa a um item de fraca qualidade, leva as pessoas a recordar a sua marca, sim… mas pela negativa!

Solução? Brinde que associe a marca à ideia de qualidade.
Sugestão? Pasta A4.

Uma pasta A4 em imitação de pele e nylon, com elástico, bolsos e bloco de folhas pautadas incluído, é uma excelente opção para qualquer evento. A sua qualidade não poderá ser negligenciada, ao mesmo tempo que a sua utilidade imediata deixará o participante encantado. Há lá melhor forma de fazer um cliente feliz?

BRINDES ASSOCIADOS AO NEGÓCIO DA EMPRESA

Chocolates
Compreendeu a importância da utilidade de um brinde, percebeu que a única forma de garantir a rápida identificação e memorização da marca é apostando num objeto que tenha a ver com os seus próprios produtos ou serviços… mas dispensa os blocos, esferográficas, porta-documentos, pastas, crachás, pens e fitas? Então e se personalizar o brinde de forma a que diga mais sobre o seu negócio? Um produto perecível, como um docinho, se atua na área da restauração. Um kit de primeiros socorros, se atua na área da saúde… entre tantos outros exemplos!

Solução? Brinde que ajude na construção da marca e reforce, no imaginário coletivo, os conceitos e valores do negócio.
Sugestão? Chocolates personalizados.

Os chocolates personalizados (bombons, telegrama, cartão de visita, moedas, colher, computadores desdobráveis…) são uma excelente dica para os coffee breaks do evento, por exemplo.
É verdade que este não é um brinde com grande vida útil, porque será morto e enterrado logo ali, mas tem sucesso garantido quer devido à sua criatividade quer ao prazer que dará ao convidado. Afinal, quem não gosta de um docinho?

O preço e qualidade dos produtos/serviços não são os únicos fatores intervenientes na decisão de compra. Também é importante imprimir na memória dos participantes de um evento a ideia de que a marca se preocupa em agradar, não só em vender. Mas se não oferecer o brinde ideal, defrauda as expectativas.

Assim, deve optar por algo que possa ser incluído numa das dicas sobre como escolher os melhores brindes úteis para oferecer num evento empresarial: um produto de qualidade, com vida útil ou adequado aos interesses do público-alvo? Um brinde que responda aos objetivos ou contexto do evento ou associado ao negócio da empresa? A escolha é sua, mas as sugestões para agradar os seus clientes num evento, são nossas!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.