Home / SEO / 5 mitos de SEO que deve ignorar

5 mitos de SEO que deve ignorar

Neste artigo quero partilhar com vocês uma apresentação da empresa HubSpot que do qual eu concordo em 100%. Ao ver aqueles slides eu revejo-me totalmente e por isso como estou de acordo, tive o cuidado de partilhar aqui no blog apenas 5 dos muitos mitos de SEO que há por essa web fora.

Tal como a HubSpot refere, são apenas 5 mitos que muito se fala, mas que eu também partilho da mesma opinião e que por isso deve mesmo ignorar! Da minha experiência em trabalhos de SEO ao longo de vários anos, fui também “apanhando” muitos pseudo-entendidos de SEO que mandam umas opiniões cá para fora como se fosse mesmo uma realidade e eu que faço testes e experiências de SEO, até parecia que não entendia nada…

Mas enfim, como em todas as profissões o que não faltam são papagaios armados em super inteligentes! 🙂

Bom, continuando, em baixo estão todos os slides(22) que a Hubspot criou e partilhou na sua conta do Slideshare.

5 mitos de SEO que deve ignorar


5 Pieces of SEO Advice You Should Definitely Ignore
from HubSpot

#MITO 1 – Links já não interessam

Ou seja, os links externos que apontam para o nosso site já não interessam! Posso garantir a vocês todos que até à data de hoje e penso que por muitos mais anos, os backlinks dão imenso valor ao nosso site em termos de conseguirmos melhorar a autoridade e até a confiança perante o Google.

importancia dos linksNo entanto, esses links terão de ser também eles de grande qualidade. Não há nada melhor que termos um link de um grande portal de notícias a apontar para o nosso site, ou da Wikipédia. Por experiência própria, posso garantir que esses links ajudam e muito o nosso site a crescer no ranking do Google.

#MITO 2 – Criar apenas bom conteúdo e já está!

Eu já recebi tantos emails a perguntarem o porquê de terem um site com artigos de alta qualidade mas mesmo assim não há novas visitas e o site não altera em nada…
regra 80-20O conteúdo de qualidade por si só não chega, é preciso fazer mais. Então o que deve fazer?

  • A regra 80/20 é importantíssima; gaste 20% do seu tempo criando grande conteúdo e 80% do seu tempo a partilhar esse conteúdo para atingir um público tão amplo quanto possível
  • Os conteúdos devem estar optimizados minimamente para alguma keyword. O Google quando passa num determinado artigo e se não souber qual o tema foco que esse mesmo artigo fala, então ele posiciona como bem entender, ou não!

#MITO 3 – Basta colocar uma % da densidade da keyword nos conteúdos

Estar a colocar percentagens e repetições de keywords nos conteúdos, não levará a subir no ranking do Google.
densidade de keywordsMas se fizer uma análise e estudo das keywords corretas e das suas variantes e colocar como parte dos conteúdos e que estes tenham valor para o utilizador, pode fazer toda a diferença. No fundo este 3º mito é um pouco complementar ao mito nº2.

#MITO 4 – Utilizar as meta keywords é do passado

Na minha opinião e também da Hotspot, esta questão é um pouco controversa e segundo eles; porque não utilizar? Só porque o Google disse que não?
Meta keywords

Quase de certeza que as meta keywords não ajudam no posicionamento, mas podem ajudar em outras questões que não sabemos, apenas e só o Google saberá.

Por exemplo, o Bing recomendava a utilização das meta keywords e era aí que eles percebiam quem utilizava para Spam, para SEO ou simplesmente  a pensar no utilizador. Não sabemos se o Google também não o fará… Então, porque não utilizar!

#MITO 5 – Escolher keywords só a pensar no volume de buscas

Concordo plenamente! Devemos fazer um estudo e uma análise bem profunda das keywords para cada tipo de negócio web e não apenas focar no volume de buscas.
não pensar apenas no volume de buscasA melhor solução será pensar na relevância de cada uma das keywords para o utilizador. No fundo, temos de dar a resposta ao utilizador que está à procura de algo.

Conclusão:

Estes são apenas 5 pontos de mitos que muito se fala na web sobre SEO. Muitos acreditam em tudo o que o Google diz e manda fazer, outros são os Gurus da coisa que sem nunca terem feito um único teste, dizem e inventam coisas. Cabe a cada um do nós, profissionais de SEO desmistificar certos mitos e ainda bem que neste caso a empresa Hubsopt também o fez.

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

SEO onpage

SEO on-page: como criar uma página perfeita(2016)

Para quem escreve conteúdos, deverá ter sempre em conta uma boa optimização. Porque os textos ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *