Skip to content

5 Ferramentas para espiar a sua concorrência


Tal como no mundo offline é importante saber o que nossa concorrência anda a fazer, no online é exatamente a mesma coisa. Por isso é necessário espiar a concorrência para saber se eles estão à sua frente ou se já estão a ficar para trás…

No online provavelmente será teoricamente mais fácil saber o que a sua concorrência anda a fazer. Existem diversas ferramentas no mercado que podemos utilizar para esse efeito. No entanto, quando digo que devemos espiar a concorrência não quero dizer nem recomendar que depois façam o que eles estão fazendo. Nem pensar!

O mais importante é olhar e analisar à sua volta e ver todos os canais onde eles estão presentes. O objetivo aqui é chegar ao topo:

  • Dos resultados no Google para as keywords do seu negócio. E aí sim se a sua concorr~encia estiver à frente o objetivo passa por ultrapassar e você ser o nº1
  • A concorrência está com muito engagement nas redes sociais? Então é porque você não está a trabalhar bem e tem de melhorar ainda mais.
  • Eles apostam no email marketing? Então deverá começar, ou já deveria ter começado, a utilizar esse canal.
  • Procurar inspiração e fazer melhor do que a sua concorrência.
  • E assim por diante…

Portanto, com o objetivo bem definido e com uma análise da concorrência deverá começar a fazer o seu trabalho para chegar ao topo e assim aumentar os seus resultados.

Então, vou partilhar com vocês 5 ferramentas para que possa analisar a concorrência. Mas atenção, nessas ferramentas pode e deve analisar o seu projeto online e até comparar com os resultados da concorrência!

SEMRUSH

semrushEsta é a minha ferramenta preferida para espiar a concorrência e também para analisar os meus projetos online. Muito simples de utilizar e com muitas funcionalidades muito, muito úteis. Os dados são muito idênticos à realidade quando colocamos a concorrência para analisar.

Por exemplo, se a ferraemnta refere que a concorrência está a utilziar X anúncios no Adwords com determinadas palavras-chave, é exatamente essa informação que corresponde à realidade.

Eu tenho 100% de confiança com os dados que esta ferramenta SEMrush fornece quando fazemos uma análise. Bom, mas eu sou suspeito dizer isto porque sou parceiro de comunicação para Portugal e Brasil. Atualmente eu utilizo em todos os meus projetos e clientes esta ferramenta e recomendo a todos que a utilizem.

KEYWORDSPY

keywordspyEsta ferramenta está em Inglês e já foi uma das mais utilizadas no que toca a estratégias de SEO. Atualmente ainda continua a ser bastante válida mas perdeu um pouco de andamento em relação por exemplo à SEMrush. No entanto vale a pena tirar dados para analisar a concorrência e também os nossos projetos online.

KEYWORDCOMPETITOR

keyword-competitorEsta ferramenta é muito semelhante à anterior Keywordspy, no entanto não tão completa e com tantas funcionalidades e opções. Poderá ser uma boa alternativa para quem quiser trabalhar o mercado da língua Inglesa.

SPYFU

spyfuEsta ferramenta provavelmente foi uma das mais utilizadas quando o SEO começou a aparecer em grande força. Todos os profissionais de SEO a utilizavam, mas no entanto a sua evolução não foi além do mercado Inglês, o que é de fato uma pena.

Com muitos recursos internos e funcionalidades a SpyFu tinha todas as condições para atualmente ser uma das ferramentas de SEO mais utilizada do mundo SEO. Não é gratuita e a versão de testes é muito limitada.

SEARCH MONITOR

Search MonitorEsta é sem dúvida uma ferramenta que na minha opinião está pensada para tudo e mais alguma coisa no que toca ao Marketing Digital. É sem dúvida uma plataforma de gestão SEO, SEM, Vendas, CRM, Social Media, etc…

Ou seja, tudo numa só plataforma para gerir de uma só vez as estratégias de marketing online. esta poderá ser uma boa alternativa para as agências digitais. No entanto apenas está focada para o mercado Inglês.

CONCLUSÃO

Estas são algumas das muitas ferramentas existentes no mercado online para que consiga “espiar” a sua concorrência online. Tal como já referi no inicio do artigo, para além de espiar pode também fazer comparações com os dados obtidos dos seus projetos online.

Eu pessoalmente, gosto de utilizar mais do que 1 ferramenta de análise para depois comparar e cruzar os dados.

Mas porquê? Assim dá mais trabalho!

Sim, é verdade dá mais trabalho. Mas cada uma das ferramenats que utilizamos tem o seu próprio algoritmo e por isso cada uma delas dão resultados diferentes uma das outras e por vezes com diferenças gigantescas.

Então por isso mesmo o ideal é colocar tudo no Excel e ir analisando ao longo do tempo a evolução de cada um dos resultados de cada ferramenta!

Há ferramentas mais credíveis do que outras e é isso que temos de saber diferenciar, outras analisam mais profundamente do que outras. Portanto temos de analisar qual delas é que nos interessa para os nossos objetivos traçados em cada projeto web.



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.