Skip to content

3 tamanhos de imagens que pode utilizar em todas as redes sociais


Como já se sabe, devemos utilizar as redes sociais e grupos onde estamos presentes para partilhar os artigos criados no site. Mas, nem sempre é fácil! Escrever conteúdos já leva o seu tempo e dedicação e depois conseguir imagens com tamanhos adequados a cada uma das redes é outra “dor de cabeça” devido ao tempo que se perde.

Depois de muita pesquisa, encontrei 3 formatos(tamanhos) de imagens que pode-se adaptar perfeitamente para quase todas as redes sociais, para desta forma perdermos cada vez menos tempo na divulgação dos nossos artigos.

Mas porque é que devo utilizar estes 3 tamanhos?

É muito simples e óbvio o porquê que deve utilizar, desde logo:

  • Vai demorar menos tempo na elaboração das imagens para cada uma das redes sociais onde está presente.
  • Assi, vai evitar ter de adaptar as imagens a cada tamanho necessário que cada rede social dispõe.
  • Estes 3 formatos podem ser partilhados em quase todas as redes e principalmente são quase idênticos aos verdadeiros tamanhos.
  • O ponto principal é sem dúvida o ganho de tempo!

Por exemplo, quantas vezes já aconteceu partilhar imagens no Facebook e estas ficam todas “deslocadas” e não apresentam o melhor aspeto? Já escrevi aqui no blog como criar capas para o Facebook, na tentativa de ajudar todos os utilizadores a criarem capas de forma rápida, simples e acima de tudo com qualidade.

Para além destas recomendações para que possa utilizar sem problemas estas 3 medidas para imagens nas várias redes sociais, alerto que deve ter sempre em atenção as medidas para cada uma das redes que estão na imagem em baixo.

medidas-imagens-para-redes-sociaisAs 3 medidas das imagens para as redes sociais que recomendo são as seguintes:

  • 900px por 900px – formato quadrado (Pinterest, Instagram, Google Plus e Facebook)
  • 1280px por 720px – formato retangular na horizontal (Linkedin, Twitter, Google Plus e Facebook)
  • 735px por 1128px – formato porta-retrato (Pinterest e Google Plus)

Estas são recomendações para tamanhos base que podem ser utilizados em mais do que uma rede social. Gostaria de agradecer à minha amiga virtual Vilma por partilhar com todos estas dicas e que agora disponibilizo também para todos os meus leitores.



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.