Skip to content

3 ferramentas grátis para analisar o comportamento dos visitantes do seu blog


Normalmente utilizamos apenas um programa de Analytics para analisar o comportamento dos visitantes ao blog ou web site. Em campanhas de web marketing controlamos acessos e os dados estatísticos para ponderar os resultados obtidos.

Mas hoje vou apresentar aqui 3 alternativas para complementar o comportamento dos visitantes do nosso blog, ou seja, em que zonas clicam e em que zonas o olhar humano está mais fixo mediante as cores utilizadas.

Estas ferramentas mostram visualmente através de manchas coloridas os passos, movimentos e cliques dados pelos visitantes do nosso blog. Muito resumidamente é ficarmos a saber quais as áreas do nosso blog ou web site que os visitantes mais clicam. Isto é muito importante entender para posicionar os anúncios nas nossas páginas. O nome mais conhecido deste tipo de aplicações são Heatmaps.

O que são Heatmaps?
Podemos definir Heatmaps como “um mapa de calor” que será uma representação gráfica de dados onde os valores assumidos por uma variável num mapa bidimensional são representados por cores. Analisa as áreas onde os visitantes estão mais focados através de cliques e movimentos do rato.
Teoricamente estas aplicações mostram o campo de visão dos visitantes, onde baseiam-se em algoritmos testados para o efeito.

3 ferramentas grátis para testar o vosso blog

Feng-GUI simula a visão humana durante os primeiros 5 segundos de exposição aos efeitos visuais e cria heatmaps baseado num algoritmo. O resultado são manchas coloridas nas áreas e que provavelmente o olhar humano esteve mais tempo.

Feng-GUI analisa a atenção do olhar para perceber em que áreas de páginas web, fotos, publicidade, fica concentrada a maior parte da atenção. Algumas das vantagens de utilizar esta ferramenta são:

  • Otimizar o layout de uma página web, juntamente com os botões e banners.
  • Identificar os pontos fracos de um anúncio e melhorar seu desempenho.
  • Melhorar a posição e eficácia da marca.
  • Redireccionar e redimensionar as  fotos esteticamente.
  • Não necessita instalação nem registo.

Esta aplicação exibe os elementos mais atractivos da imagem sob a forma de manchas “quente” e “frio”. O relatório gerado será do acompanhamento previsto pelo olho e que mostram como as áreas da imagem original atrai as cores. Estas variam de verde por meio de amarelo para vermelho. As cores estão representam os níveis baixo, médio e elevado nível de atenção, respectivamente.

Como utilizar na prática:
Antes de entrar na respectiva página Feng-GUI tem que tirar um – Print Screen – da página que querem fazer o teste. Depois disso entre na página web Feng-GUI e na página principal faça o Upload da sua imagem e clique “Analyze”. Depois disto obterá o resultado. O ficheiro da sua imagem terá que ter menos de 1Mb.

Labs MediaClickHeat | Clicks heatmap – é um heatmap visual de cliques de uma página web, mostrando zonas com cliques de cores  quentes e frias. Não é uma ferramenta online como o Feng-GUI mas é uma aplicação grátis para instalar no servidor do seu blog/web site.

Esta ferramenta mostra-nos os dados das páginas que escolhermos, por datas, ano, mês etc, e ainda tem a vantagem de ter opção em português. Para perceber o funcionamento desta aplicação gratuita pode ver aqui uma demo, (demo/demo). Para quem tem blogs/web sites em servidores próprios esta é uma ferramenta obrigatória para “controlar” o comportamento dos seus visitantes.

O processo de instalação do ClickHeat é muito simples, basta  descompactar o pacote .zip enviar todos os ficheiros (preservando a mesma estrutura) para um directório no seu servidor, acesse em seguida com a URL http://dominio.com/clickheat/ e siga os passos de instalação – poderá mudar o nome do directório /clickheat para o que quiser.

Google Analytics – A ferramenta do Google tem uma funcionalidade ainda em fase Beta que dá-nos dados de cliques em links do nosso blog em percentagens. Ou seja, nas palavras ou frases que contenham links dentro da nossa página de entrada o Google Analytics tem já uma funcionalidade que dá-nos essas estatísticas em percentagens.

Conclusão:
A análise visual destes dados juntamente com os dados estatísticos gerados por programas de dados estatísticos são extremamente importantes para se planear a colocação de publicidade, ou destacar anúncios contextuais, organizar os vários elementos das páginas, testar vários tipos de anúncios e dentro disso escolher os que tiveram melhores resultados, colocar botões de acção no caminho de visão dos visitantes.

Com estas ferramentas ficará a ter um conhecimento mais profundo no que diz respeito aos caminhos percorridos pelos visitantes. Há vários outros serviços e aplicações deste tipo, a maior parte deles pagos onde oferecem versões demo. Estes são apenas 3 exemplos grátis mais conhecidos, testados e utilizados por mim. Caso conheçam outros, partilhem essa informação nos comentários do qual todos ficam agradecidos.

Fontes: Wikipédia, Google Analytics, Labs Media, Feng-GUI, Doc.Embasex

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.