Skip to content

12 Ferramentas para conseguir melhores resultados


Por toda a web encontramos todo o tipo de conteúdos, de ferramentas, técnicas, estratégias, etc. Em projetos online, sejam blogs, websites, lojas online(etc) temos que ter as ferramentas necessárias para conseguirmos obter os melhores resultados das estratégias planeadas e de forma rápida.

Para gestores ligados ao marketing digital, e que querem obter os melhores resultados, há a necessidade de utilizar diversas ferramentas:

  • Para encontrar conteúdos e fazer essa gestão exatamente do que procuramos(Big data)
  • Para partilhar automaticamente nas diversas redes em que estamos presentes
  • Para analisar a estratégia de SEO
  • Etc…

Poderia estar aqui a nomear diversas finalidades daquilo que queremos, por isso neste artigo resolvi partilhar com vocês 12 ferramentas que podem ajudar a obterem os melhores resultados para projetos web.

As ferramentas web que vou mencionar, algumas são totalmente gratuitas, outras pagas, mas cada uma delas tem funções especificas para cada necessidade. Vamos lá então:

FERRAMENTAS PARA TER IDEIAS E ESCREVER ARTIGOS

1. Quora

Entrar no site »

Website de perguntas e respostas, provavelmente mais conhecido e utilizado no mundo web. pode colocar palavras chave e pesquisar no Quora. Assim fica a saber quais os assuntos discutidos e que tipo de dúvidas existem em volta de cada tema. Muito interessante e está em Inglês.

quora2. Yahoo Respostas

Entrar no site »

Esta ferramenta da Yahoo será provavelmente mais utilizada e conhecida na web brasileira. Em Portugal ainda é praticamente desconhecida. Muito boa para SEO, captar tráfego e principalmente para saber quais as dúvidas dos utilizadores. Recomendo.

Yahoo Respostas

3. Topsy

Entrar no site »

Eu utilizo com muita frequência o Topsy, na minha opinião é muito completa e ajuda-me bastante a ter ideias e até saber o que se vai dizendo/falando de determinados assuntos e temas. Recomendo mesmo a todos que começem já a utilizar o Topsy.

Podem fazer pesquisas, ter acesso a dados estatisticos, etc. Ferramenta gratuita mas muito completa.

Topsy

4. BuzzSumo

Entrar no site »

Ao digitar um assunto/tema na caixa de pesquisa desta ferramenta vai obter resultados incriveis. Vai saber quais os conteúdos mais partilhados pelos utilizadores e com melhor desempenho nas diversas redes sociais. Uma excelente opção para gerar ideias para criar conteúdos baseados em outros conteúdos com mais partilhas. Sem dúvida, recomendo!

buzzsumo

5. Content Idea Generator

Entrar no site »

Esta ferramenta online gratuita, é muito interessante pela sua simplicidade. Basta colocar palavras chave ou termos na caixa de pesquisa que depois aparecem várias sugestões que podem servir até como título dos conteúdos e a partir daí criar artigos. Recomendo.

Apenas uma observação; está em Inglês e os resultados também, mas mesmo assim consegue-se obter perfeitamente o resultado que pretendemos.

content idea generator

FERRAMENTAS PARA ORGANIZAR IDEIAS

6. Trello

Saber mais »

Esta é sem dúvida a minha preferida. Com uma APP para Smart Phone muito simples e muito prática, com as mesmas funcionalidades da versão desktop. Gratuita para sempre! Experimente já.

Trello 7. Dropbox

Entrar no site »

Esta ferramenta já devem conhecer(quase de certeza), mas utiliza? Já tem conta? Guarde os seus ficheiros na “nuvem“. Eu utilizo o Dropbox e até à data nunca tive nenhum problema. É muito útil para enviar automaticamente as imagens e vídeos do Smart Phone para a nuvem. Assim estão sempre guardadas. Recomendo.

dropbox8. Todoist

Entrar no site »

Esta ferramenta é muito semelhante ao Trello, no entanto tem uma versão paga que oferece mais funcionalidades, com mais opções e mais organizada. Para organizar ideias e de imediato começar a gerir um projeto em volta dessa mesma ideia, Todoist é muito interessante e faz aquilo que promete. Recomendo.

todoist

FERRAMENTAS PARA CRIAR CONTEÚDO OPTIMIZADO

9. Google Trends

Entrar no site »

Esta é sem dúvida uma ferramenta obrigatória de utilização. Gratuita e acima de tudo fornecida pela Google, quem mais poderia dar-nos a melhor informação de tendências de termos/frases/palavras que são pesquesidas online(baseado no seu motor de busca). O Google trends dá-nos essas informação.

Antes de escrever conteúdos utilize esta ferramenta e vai ver que de certeza vai encontrar vários assuntos que podem estar com uma tendência elevada e assim o seu texto tem fortes probabilidades de conseguir gerar muitas visitas. Recomendo.

google trends10. Planeador de palavras-chave do Google

Entrar no site »

Esta é sem dúvida e provavelmente a ferramenta OBRIGATÓRIA de consulta antes de iniciar alguma coisa. Podemos perceber quais as palavras-chave/termos que são mais pesquisados em média por mês, por determinada data, localização, etc. É gratuita e está dentro do Google Adwords, embora não precisa de ter uma conta ativa no Adwords para consultar o planeador de palavras-chave.

Recomendo e OBRIGATÓRIO!

palneador de palavras chave

FERRAMENTAS PARA CRIAR AUDITORIAS DE SEO

11. Woorank

Entrar no site »

Ferramenta gratuita online que gera um relatório básico de como está o ponto de situação em termos de SEO cada website/blog. Bastando introduzir a URL e o Woorank gera um relatório. Simples, para ficar com uma ideia base. Recomendo.

woorank

12. SEOptimer

Entrar no site »

Um pouco à semelhança da ferramenta anterior(Woorank), SEOptimer não nos dá nenhuma escala de 0 a 100, mas sim alguns pontos fundamentais que devemos ter em atenção. No fundo é uma check list base para uma auditoria inicial de SEO. Recomendo.

seoptimer

 CONCLUSÃO

Estas são apenas 12 ferramentas, existem muitas mais mas ficará para um outro artigo. Gostaria também de saber se conhecem outras ferramentas e quais utilizam. Podem partilhar em baixo nos comentários e recomendar, deste modo estamos todos a contribuir para a partilha e evolução de todos.



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.