Skip to content

10 termos que pode utilizar nos seus conteúdos


Escrever vários artigos todas as semanas não é tarefa fácil, há uma necessidade constante de superar cada um dos artigos escritos. No entanto existem alguns termos/palavras que podemos utilizar sempre que possível. E porquê? Porque vai ajudar na conversão e criar também uma comunidade em volta do seu projeto web.

Assim, na minha opinião, o conteúdo de um site é provavelmente a chave para converter visitantes. Da mesma forma que é importante inserir as palavras-chave do seu negócio no texto, também é importante inserir palavras que chamem a atencão de um potencial comprador.

1. Você (ou tu, dependendo do tipo de audiência do website)

Esta será a mais importante palavra do website. Em vez de estar a dizer constantemente “nós, nós, nós” vezes sem conta, use “você” ou até “tu”. E porquê? Porque os consumidores são egoístas. Apenas pensam neles próprios e o conteúdo de um artigo é como se fosse uma conversa. Por isso, converse com os seus leitores em vez de falar para eles.

2. De graça (ou free ou grátis)

As palavras “de graça, grátis (ou free)” têm um grande impacto. Os visitantes adoram sentir que estão a receber algo de graça sem terem de dar nada em troca. Mais importante, quando as pessoas estão online têm receio de perder (neste caso dinheiro) para os chamados “scams”.

Por isso, se oferecer algo de graça, coloque as pessoas à vontade e crie alguma confiança com elas. Seja uma consulta grátis ou um e-book ou um webinar, considere oferecer algo de graça no seu site. Apenas tenha o cuidado de não exagerar, ou irá correr o risco de parecer mesmo “spam”.

3. Garantia

Novamente, os compradores online são mais cuidadosos que os compradores tradicionais. E por boas razões, tendo em conta com a quantidade de “scams” que existem na internet. Por isso mesmo é importante usar palavras que criam confiança, como a palavra garantia que pode ajudar potenciais compradores a sentirem que não têm nada a perder.

É reconfortante para os potenciais compradores saberem que há sempre uma saída caso o produto não esteja de acordo com o que esperavam.

4. Fácil

Várias marcas construíram inteiramente a sua imagem baseadas na palavra fácil (ou “easy”). A Easyjet por exemplo tem a palavra no próprio nome. As pessoas adoram a palavra “fácil”, principalmente quando não têm muito tempo para navegarem pelos websites.

5. Novo

A palavra “novo” sempre teve um enorme impacto. Isto é ainda mais importante hoje em dia, em que vivemos cercados de tecnologia. Os consumidores exigem os produtos mais recentes e melhores do mercado.

termos para aplicar no seu site6. Provado ou testado

Obviamente, novo significa que nada está ainda provado. Por isso, se o único “selling point” dos seus produtos são os mais recentes e usam a última tecnologia, então tem de se certificar que garante aos seus potenciais compradores que os produtos realmente funcionam.

Algumas pessoas receiam algo novo e é da sua responsabilidade provar como os produtos as irão beneficiar. Usar estatísticas pode ajudar aqui.

7. Resultados

Esta palavra anda lado a lado com a palavra “provado”. Os seus potenciais compradores querem saber que resultados podem esperar dos seus produtos. Nao use apenas termos vagos usado na industria. Vá directo ao ponto. Explique exactamente os resultados e benefícios que os seus produtos ou serviços irão ter.

8. Poupar

Esta é outra palavra com muito impacto que tem sido usada há decadas. Pode ser ainda mais efectiva hoje em dia devido a situação económica mundial. Mas a palavra poupar não tem sempre que ser sobre o preço.

O seu produto pode poupar tempo ao consumidor. Pode poupá-los de preocupações. Não tem que ser sempre relacionado com poupar dinheiro, principalmente se a sua marca é uma marca de topo.

9. Maximizar

Esta palavra cria a perceção de que o seu produto alcança o máximo de benefícios possível. Tenha apenas cuidado para não ser muito vago quando usa esta palavra. Use fatos que mostram ao visitante como maximizar os benefícios.

10. Benefício

Diga aos seus visitantes como eles poderão beneficiar do seu produto. Qual a melhor forma de fazer isso e como usar a palavra benefício a seu favor.

Conclusão final

Nesta lista, acha que deveria adicionar mais algum termo/palavra? Lembre-se sempre que em cada artigo que escreve, tem de ter um objetivo traçado, ou capturar o email ou vender algum produto ou outro objetivo qualquer.

 



 

 

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.