Skip to content

10 formas para reduzir a taxa de rejeição do seu blog

A taxa de rejeição é provavelmente um dos fatores mais importantes a ter em atenção para o sucesso de qualquer projeto na Internet. No Google Analytics essa percentagem deverá estar o mais baixo possível, caso não esteja, deverá efetuar grandes mudanças no seu blog para que a taxa de rejeição baixe.

Não há valores ideais, ou seja, não se pode dizer uma percentagem de taxa de rejeição abaixo de “X” é que é considerado um valor bom. Cada caso é um caso, no entanto deverá estar muito atento a esses dados porque o Google pode interpretar  que o seu blog não tem interesse para os seus leitores e visitantes. Logo, os conteúdos não são de qualidade. Mas para quem não tem o Google Analytics a controlar o seu blog, o Google como faz? Pois não sei…

Mas aqui o mais importante é que os dados da taxa de rejeição são um fator importante para perceber o comportamento dos visitantes no seu blog! Deve interpretar dessa forma e esqueça o Google e o que ele pensa. Deverá ter em atenção a redução da taxa de rejeição para dessa forma conseguir ter sucesso com o seu blog.

O que é a taxa de rejeição do Google Analytics

A taxa de rejeição é a percentagem de visitantes que acessam somente uma página antes de sair do seu blog/site. Há diversos fatores que contribuem para a sua taxa de rejeição. Por exemplo, os visitantes podem sair de seu blog/site na página de entrada devido ao design ou a problemas de utilização. Os visitantes também podem sair depois de visualizar uma única página se eles tiverem encontrado as informações desejadas nessa página. Assim, não se interessam em visitar outras páginas.(Fonte)

Motivos para alta taxa de rejeição

Uma alta taxa de rejeição pode ser causada por um ou vários fatores diferentes, incluindo:

Sites com uma única página

Se o seu blog/site tiver apenas uma página, o Google Analytics não registará várias visualizações de página, a não ser que os visitantes atualizem essa página. Por esse motivo, os sites com uma única página costumam ter altas taxas de rejeição. Para descobrir como as pessoas usam esse tipo de site, implemente outros métodos de acompanhamento de conteúdo, como as métricas dos eventos do Analytics.

Implementação incorreta

Se um Blog/site com várias páginas tiver uma alta taxa de rejeição, verifique se adicionou o código de acompanhamento em todas as páginas.

Design do site

Se todas as suas páginas tiverem o código de acompanhamento, mas a taxa de rejeição ainda for alta, avalie a possibilidade de:

  • Reformular as páginas de entrada (ou destino)
  • Otimizar essas páginas para que se relacionem melhor com os termos de pesquisa que levam os visitantes ao seu blog/site, com anúncios que está exibindo ou palavras-chave que comprou
  • Alterar os anúncios ou as palavras-chave para refletir melhor o conteúdo da página

Comportamento do visitante

Outros fatores podem ser atribuídos unicamente ao comportamento do visitante. Por exemplo, quando este adiciona uma página do seu blog/site aos favoritos, a visita e sai dela, isso é considerado uma rejeição.(Fonte)

10 dicas para reduzir a taxa de rejeição

  • Velocidade do seu Blog: Diminuir os tempos de carregamento ajuda a reduzir a sua taxa de rejeição. Faça o teste aqui nesta ferramenta.
  • Design atraente: Ajuda os visitantes a serem interativos e a navegar em páginas com mais facilidade.
  • Mostrar outros conteúdos: recomendação de outros artigos, botões de partilha, etc.
  • Imagens: utilize imagens leves que carreguem rápido.
  • Escreva conteúdos de interesse para o seu visitante.
  • Crie links internos: além de ajudar na estratégia de SEO, leva os visitantes a clicar nos links e a navegar em outras páginas.
  • Mobile Friendly: com o crescimento deste canal, o seu blog/site deve estar preparado e amigável para que um visitante do Mobile fique no seu blog por mais tempo, Caso contrário poderá entrar e sair de imediato, logo, conta para o aumento da taxa de rejeição. O design responsive é uma boa opção.
  • Evitar excessos: de publicidade, do uso de JavaScript, tudo isto pode contribuir para o aumento de carregamento da página do seu blog.
  • Cuidado com os vídeos: o tempo de carregamento de um vídeo poderá ser um grande problema.
  • Abrir em nova janela os links externos.

Recomendo que vá avaliando a sua taxa de rejeição e que tente perceber onde estão os problemas para melhorar. Neste artigo partilhei 10 formas que ajudam a reduzir a taxa de rejeição do seu blog. Mas existem outras mais e cada caso é um caso. Já tive projetos em que a taxa de rejeição rondava os 80% e estava bem posicionado para as palavras-chave que eu queria e a conversão era boa. Portanto cabe a si melhorar estas taxas em conformidade do seu projeto web, mas de uma forma geral quanto mais baixo melhor.



 

 

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.