Home / Manual de SEO / 10 dicas básicas de SEO que podem ajudar o posicionamento nos motores de busca

10 dicas básicas de SEO que podem ajudar o posicionamento nos motores de busca

O sucesso de uma boa estratégia de SEO tem de ser definido pela sua consistência e utilizar as melhores práticas de SEO para que o posicionamento de um blog nos motores de busca como o Google, Yahoo!, Bing, Ask.com, Blekko etc, possam ter um efeito bem positivo.

Segundo Matt Cutts responsável da equipa de pesquisa de qualidade do Google, já comentou que o Google lida com cerca de 200 critérios no seu algoritmo para classificar um blog/site e em cada critério tem sub-critérios e podem ser superiores a 15, por isso a fórmula exacta a 100% como o Google classifica uma página não se sabe ao certo porque é um segredo bem guardado pelo próprio Google, mas como há testes realizados pelos utilizadores e com algumas dicas dadas pela própria equipa do Google estas 10 dicas básicas de SEO podem ajudar no posicionamento nos motores de busca. Estas dicas podem ser aplicadas a pequenos e a grandes  sites, blogs, lojas online, sites mais antigos e em novos projectos.

1. Inclusão no Google Analytics, Google Webmaster Tools & Webmaster Tools do Bing

Antes de iniciar qualquer campanha ou estratégia para posicionar um blog devemos fazer um acompanhamento de todas as estatísticas do que se vai passando com o blog e que nos guiarão para saber se a estratégia está a funcionar e tomar decisões. Recomendo inicialmente a “instalação” e utilização destas 3 ferramentas gratuitas;

2. Pesquisar as palavras-chave mais importantes do seu blog/site

Numa estratégia de SEO, é necessário saber quais são as palavras-chave mais importantes para cada página do blog/site para deste modo optimizar adequadamente essas páginas para obter uma melhor posição nos resultados nos motores de busca. Para isso precisamos de uma(ou várias) ferramentas para procurar palavras-chave. Recomendo dois:



3. Meta Tags

Primeiro de tudo é necessário perceber o que são as meta tags.

– O que são meta tags?

São tags HTML  contidas no inicio do código HTML dentro da (<head>) no HTML do documento, cada página tem as suas próprias meta tags.

Optimizar as meta tags ajuda a melhorar a classificação nos motores de busca, porque estas melhoram as Rich Snippets, que é a forma como a nossa informação é exibida no Google. Há várias meta tags que podem-se aplicar, recomendo em baixo 3;

Title (<title> Aqui é o título </ title>): com esta meta tag é exibido o título da página, a imagem em baixo mostra o título  para o artigo “O que é Web Marketing” Recomendo se possível utilizar no título cerca de 65 caracteres, incluindo espaços e com as palavras-chave.

Descrição (<meta name=”description” content=”Aqui é a descrição”>): com esta meta tag é adicionar uma breve descrição do conteúdo dessa página, muitos aquilo que fazem é colocar um parágrafo do conteúdo do texto da página. Esta descrição deve conter palavras-chave. Recomendado se possível colocar na descrição 160 caracteres, incluindo espaços.

Palavras-chave? (<meta name=”keywords” content=”Aqui ficam palavras-chave”>): Desde 2009, o Google informou que já não dão qualquer tipo de valor às meta tags palavras-chave e de facto praticamente já ninguém coloca esta meta tag nos seus blogs/sites, mas em outubro de 2011 Danny Sullivan informou que o Bing usa essa meta tag, mas não como um método para classificar as páginas, mas para combater o spam. Ter muitas palavras-chave ou palavras-chave que não estão adequadas com a respectiva página do blog/site pode resultar como um aviso de spam e potencialmente pode prejudicar o seu blog/site para o Bing. Recomendo usar cerca de 250 caracteres sem espaços.

Na imagem em baixo podemos ver o resultado de uma determinada busca no motor de busca do Google.

4. Optimizar a URL

Optimizar a URL é de facto um pequeno pormenor para os motores de busca como também para o utilizador e do qual tem também alguma influência para ajudar o posicionamento nos rankings para as palavras-chave. De preferência a URL deverá conter também a palavra-chave. Ver exemplo a seguir;

URL Optimizada: http://www.maiswebmarketing.com/o-que-e-web-marketing
URL NÃO Optimizada:
http://www.maiswebmarketing.com/category/2012/index.php?p=17

5. Texto âncora

São palavras em hiperlink que apontam um determinado documento ou página web localizado na Internet. Os motores de busca usam este texto para determinar o tema ao que este link aponta e que dá um determinado valor para os motores de busca quando alguém procurar por essa palavra-chave específica apresentada na página web. Não abuse desta técnica, tente variar nos termos não colocando apenas e só palavras-chave exactas como texto âncora. Um exemplo de texto de âncora:

“Os profissionais de web marketing aplicam diversas técnicas e estratégias para aumentar o nome da marca na web…”

A aplicação desta técnica deve ser feita com muito cuidado e manter uma restrição na quantidade de textos de ligação que são adicionados em determinadas palavras-chave, porque se for interpretado de SPAM pode ser penalizado pelos motores de busca

6. Links Internos

Links internos são links de texto ou texto âncora usados para dar destaque ao conteúdo dentro de nosso blog/site. A ligação entre páginas através de links internos com texto âncora é muito importante para o Google dar valor como também para levar o utilizador a navegar para outras páginas dentro no nosso blog/site sobre o tema do texto âncora.

7. Redes Sociais

Não esqueça as rede sociais como parte da estratégia, optimizando sempre com palavras-chave e muita interactividade com os leitores do blog.

Ex.; Como optimizar vídeos

8. Mapa do Site – Sitemap

Sitemaps são uma forma fácil de dizer aos motores de busca que as páginas do nosso blog estão prontas para serem lidas pelo robô do motor de busca. Um Sitemap é um arquivo XML que lista as URLs, são os ficheiros com meta dados adicionais para cada URL e contém informações sobre: quando foi efectuada a última actualização, a quantidade de vezes que são feitas mudanças, etc. Isso ajuda o robô do motor de busca para fazer o seu trabalho de forma mais inteligente e eficiente.

No caso do Google e do Bing por meio da sua ferramenta de Webmaster Tools é possível enviar o sitemap.XML e, em seguida, exibe o número de URLs listados e toda a quantidade enviada.

A importância de sitemaps em SEO

9. Robots.txt

É um documento em .Txt que está armazenado na raiz do servidor onde esteja hospedado o blog e o que este ficheiro faz é que diz ao robô do motor de busca, em que pasta ou lugares do nosso blog não quer que seja indexado pelo robô ou rastrear.

Robots .txt é obrigatório usar

10. Utilizadores e Visitantes

A regra de ouro em SEO é que tudo o que é feito em artigos de blogs tem que ser pensado 90% para os utilizadores ou visitantes do nosso blog e 10% para os motores de busca. O que define um blog de qualidade são as pessoas que o visitam, porque os motores de busca analisam vários fatores de comportamento dos visitantes para dar a classificação de uma página, blog, tais como: quantas páginas foram visitadas, tempo gasto em cada página, qual a palavra-chave de entrada de palavra-chave ou palavra-chave para o blog, local de origem e muitos outros fatores.

Utilizando as boas práticas de optimização SEO nas páginas do blog e com conteúdos pensados para os utilizadores e visitantes é o caminho para o sucesso de qualquer blog/site. Nos artigos o texto deve responder às dúvidas do que os visitantes procuram!

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *